O SAFERJ é o guardião dos direitos do atleta

Ser filiado significa estar informado e ter os direitos protegidos. O sindicato desempenha um papel importante na elaboração da legislação trabalhista bem como na sociedade, realizando campanhas nas áreas de saúde e educação.

Serviços para atletas de futebol

Assessoria Jurídica

A história do Departamento Jurídico do SAFERJ se confunde com a própria história entidade.

Em trinta anos de existência o departamento jurídico do sindicato esteve a maior parte do tempo sob o comando jurídico da família Macedo, que destinou parte de sua história profissional à defesa do atleta de futebol.

Dra. Yara Macedo

Há dezoito anos no comando do departamento, a Dra. Yara Macedo realiza um trabalho incansável nos tribunais, através de ações trabalhistas movidas por nossos associados.

Seu marido, Dr. Alexander Macedo, juiz de direito, começou juntamente com o Dr. Francisco Horta o movimento de idealização e criação do sindicato dentro de sua casa, através de reuniões com importantes atletas do futebol carioca, que inclusive mais tarde vieram a compor a primeira diretoria da entidade.

Além do trabalho realizado a frente do sindicato, Dra. Yara Macedo compõe corpo jurídico da FUGAP, Fundação de Garantia ao Atleta Profissional, desde 1980, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento da entidade e sua existência.

Atualmente a equipe jurídica do SAFERJ conta com mais um reforço: Dra. Ana Beatriz Macedo, que irá manter, para felicidade do sindicato, a tradição e a qualidade do trabalho desenvolvido até hoje.

Dra. Ana Beatriz Macedo
"Estamos satisfeitos em receber e ajudar todos esses atletas. É muito bom ver que o que foi idealizado lá atrás chegou nesse ponto."
Alfredo Sampaio, Presidente do SAFERJ

Centro de Fisioterapia

Inaugurado em maio de 2009, o Centro de Fisioterapia do SAFERJ conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados, realizando em média 70 atendimentos por semana, utilizando técnicas de terapias manuais avançadas.

O centro possui aparelhagem para fortalecimento e reabilitação, área de circuito e de próprio-septivo.

Horário de Funcionamento: 10h às 13h e 14h às 18h30min

Fisioterapia no SAFERJ
Tipos de Tratamento

Tipos de tratamento

  • Recuperação Acelerativa: Faz com que o atleta e o paciente sejam reabilitados mais rapidamente para as atividades da vida diária;
  • Microcorrente: Faz a regeneração de tecidos e ossos, além da cicatrização e analgesia;
  • Corrente Australiana: Faz a hipertrofia muscular;
  • Corrente Russa: Faz a hipertrofia muscular;
  • Lazer: Cicatrização, analgesia e anti-inflamatório;
  • Ultrassom: Anti-inflamatório e analgésico

Academia SAFIT

A Academia SAFERJ Fitness Club foi projetada para atender a todos os atletas que queiram trabalhar a parte física.

Muitos atletas de futebol sofrem quando estão sem contrato. Além de toda a parte emocional e psicológica, que fica abalada devido ao fato de estar fora do seu dia a dia como atleta, é comum que fique dependendo do conhecimento de terceiros para conseguir um espaço onde possa se exercitar até conseguir um novo contrato.

SAFIT

Equipado com aparelhagem de ponta, da empresa Life Fitness, nosso espaço foi projetado para suprir exatamente esse tipo de necessidade, na realidade, um grande problema para a grande maioria dos atletas.

Aquele profissional que estiver sem clube, poderá diariamente realizar treinamentos que irão mantê-lo em forma.

A Academia SAFIT visa atender não só aos atletas em atividade, bem como aos nossos craques do passado, que queiram manter uma atividade física, visando uma qualidade de vida melhor.

Como em todo o complexo SAFERJ, as atividades são inteiramente gratuitas para os associados.

Visite o site do SAFIT

Academia

Biblioteca

O Sindicato criou, no segundo andar do primeiro prédio da Casa do Atleta, uma área destinada a pesquisas e entretenimento.

Nesse espaço foi instalada uma biblioteca onde o profissional que tiver encerrado a carreira como atleta e que estiver pensando em seguir a carreira de treinador de futebol, poderá realizar pesquisas através de livros, internet e vídeos que estarão a sua disposição, e assim, ir aperfeiçoando-se para uma nova etapa.

Criamos um espaço onde nossos associados encontrarão livros de futebol, sobre sua historia, sobre táticas, sobre formas de treinamentos, alem de vídeos com treinamentos diversos, que poderão ser gravados através computador ou DVD, que, juntamente com uma impressora, compõem todo o aparato disponibilizado para esse fim.

Além disso, quem gostar e quiser rever grandes jogos do nosso futebol, terá a disposição uma gama de CDs com partidas memoráveis.

Biblioteca do SAFERJ

Espaço Cultural

Ao projetarmos a Casa do Atleta, um dos pontos primordiais e questão unânime como decisão de Diretoria do Sindicato, é que deveríamos criar um espaço que servisse de suporte aos atletas em atividade e aos ex- atletas, em sua vida pós atividade profissional no futebol.

O futebol não proporciona independência financeira a todos, muito pelo contrario. Poucos conseguem, ao término de suas carreiras, terem uma estrutura que os possibilitem uma vida segura.

Vários fatores podem contribuir para um profissional de futebol chegar ao fim de sua carreira sem uma independência financeira. Porém, é preciso que ele reconheça que o pior, na maioria das vezes, ainda estará por vir.

O seguimento da vida e sua própria sobrevivência em outra área passam a ser um tormento, pois muitas vezes, o atleta não se prepara para aquele momento, quer seja de forma emocional, e muito menos, através de um preparo educacional.

Devido à falta de tempo e muitas vezes por falta de empenho, o atleta não estuda, não se importando em investir, ao menos, de dez a quinze anos no seu preparo para a fase pós futebol, colocando assim em risco sua seqüência de vida.

Espaço Cultural para Atletas
Tipos de Tratamento

Preocupado com isso, o SAFERJ criou o setor de educação, onde coloca à disposição de seus associados, também de forma gratuita, cursos variados em diversos seguimentos.

Hoje o complexo conta com uma sala de aula para vinte alunos que será utilizada para cursos de línguas, inglês e espanhol, e alguns técnicos.

Outra sala pronta, já equipada, é a de informática, onde iremos ministrar cursos do básico ao mais complexo na área de computação.

Nosso auditório com capacidade para cinqüenta e cinco alunos, também totalmente equipado, irá receber cursos mais amplos e ligados ao desporto, tais como o de treinador de futebol, treinamentos desportivos e diversos outros ligados a esse seguimento.

Nosso objetivo é criar possibilidades para que, ao encerrar sua carreira, o atleta não se sinta tão perdido e despreparado para uma nova etapa de vida.

Educação para Atletas

Quer saber mais detalhes? Basta entrar em contato